Geralmente, quando se inicia um negócio a maioria dos Empreendedores e Empresários não trata a proteção de suas marcas como prioridade. No entanto, é preciso ter em mente que é a marca que efetivamente expõe o seu negócio! Assim, ao proteger sua marca você estará protegendo também o seu uso em papéis, impressos, propaganda e todos os documentos relativos à sua atividade.

Desse modo, dentre as diversas consequências trazidas pela falta de registro, estão desde o aparecimento de cópias até a proibição de exploração da marca.

Dessa maneira, deve ser bem protegida, pois Empresários e Empreendedores devem entender que “marca sem registro é marca sem dono”. O registro é a segurança legal de que uma marca pertence à determinada pessoa ou empresa, o que garante proteção comercial e jurídica contra uso indevido por terceiros.

A marca sempre será a referência do seu negócio e seu registro facilitará a fidelização da sua clientela. Ainda, o uso de um sinal exclusivo garante atração, credibilidade e investimentos reais em seu negócio. E, caso ocorra utilização indevida da sua marca por terceiros, você terá direito a obter uma indenização.

Registrar uma marca garante ao seu proprietário, em todo o território nacional, o direito a sua exploração comercial, o direito de impedir que terceiros simulem, reproduzam, importem, vendam ou distribuam produtos com sua marca sem a devida autorização.